X Bio Bret Hart
![](http://www.derok.net/derek3/images/classics/wwf%20bret%20hart.jpg)
Ficha técnica do wrestler:
1978 - Commonwealth Mid-Heavyweight Title contra Normal Charles III
1999 - WCW Tag Team Title com Goldberg (contra Creative Control)
1999 - WCW World Heavyweight Title (contra Goldberg)
“The Hitman” foi um lutador de segunda geração .O seu pai, Stu Hart, foi em tempos lutador e depois formou uma promoção independente de nome Stampede Wrestling. Todos os membros do clã Hart, foram treinados no famoso “Dungeon” (As Masmorras, ou tb podemos apenas considera-la apenas como uma cave para tortura!). Esse foi o local de treino de grandes vedetas do Wrestling como por exemplo: Jake “Snake” Roberts, “Superstar” Billy Graham, “Rowdy” Rody Pipper, Chris Benoit e Chris Jericho; isto claro sem contar com Bret e Owen Hart (foram os irmãos com mais sucesso). Todos os irmãos de Bret lutaram, e todas as irmãs casaram com wrestlers. A mãe de Bret, Helen (ja falecida) disse que um dia perguntou a Stu, quantos anos estariam eles no Wrestling. Stu respondeu 2. Mas passados 40 anos, o nome dos Harts ainda é ouvido e respeitado no mundo inteiro.
Ironicamente, Bret nunca desejou ser lutador. O seu sonho era ser produtor cinematográfico. O problema era que Bret tinha Wrestling no seu sangue! Um dia entrou numa competição em Alberta, Canadá, para decidir quem seria o campeão estadual de luta Greco-Romana. Bret ganhou e ainda hoje diz que essa medalha teve muito mais simbolismo do que qualquer outro troféu que ganhou ao longo da sua ilustre carreira. Um ano depois, Bret fazia comentários aos combates da Stampede Wrestling e por vezes servia de árbitro. Daí a começar a lutar foi um salto...
Bret venceu o seu 1ºtitulo em 1976 - O WWC Caribbean Tag Team Title – fazendo dupla com o seu cunhado Jim "The Anvil" Neidhart. Nos anos subsequentes, Bret fez equipa com os seus irmãos Keith e Bruce e capturaram os Tag-Team titles entre 1978 e 1980. Neste período Bret teve grandes combates a solo com o Dynamite Kid (amigo seu e da familia). Foi também nesta altura que Bret e o seu pai fizeram uma dupla histórica.
A WWF, estava na altura dominada por 2 gigantes, que se tornaram em 2 dos maiores nomes deste ramo: Hulk Hogan e André the Giant. Desta forma ninguém esperaria que um miúdo de Calgary, que media 1,85cm e pesava pouco mais de 100kgs alcançasse o sucesso desejado. No inicio Bret era aquilo a que se pode chamar, Carne-para-Canhão. Ninguém estaria realmente interessado em apostar na criação de um gimmick para este jovem canadiano.
Frustrado, Bret falou com o braço direito de McMahon, Jack Tunney de modo a criar uma personagem forte para ele. Mas foi Vince quem teve a ideia de criar o Cowboy Bret Hart. Eis um personagem de botas e chapéu, que se deslocava paa o ringue num cavalo… Este Gimmick nunca resultou por vários motivos: 1º Bret era canadiano (nao fazendo sentido) e 2º Bret nunca soube muito sobre cowboys e nunca se adaptou ao cavalo. A ideia foi posta de parte …e em boa hora!
Seguidamente Vince contrata um manager experiente em promover grandes vedetas: Jimmy Hart. Este ficou responsável por criar um dupla que tivesse sucesso nos próximos anos. O manager Jimmy Hart (sem nenhuma ligação familiar!) pensou na personagem “The Hitman”, tendo por base um antigo Boxista Thomas Hit Man Hearns. Bret concordou e optou pelos óculos espelhados de modo a esconder a sua timidez em frente das cameras. Surpreendentemente, ou não, esses mesmos óculos (que entregava aos fãs antes de cada combate) foram a sua imagem de marca. Para apoiar Bret, Jimmy Hart definiu um perfil: teria de ser calmo, forte e resistente. Desta forma poderia contrastar com a intensidade, com o carisma e com a capacidade técnica de Bret. Alguns nomes foram definidos mas Bret já tinha na sua ideia que o parceiro ideal seria o seu cunhado Jim “The Anvil” Neidhart, até porque assim fazia mais sentido a denominação Foundation. Desta forma, e sob a égide de Jimmy “The Mouth of the South” Hart, surgia uma das duplas mais dominantes dos anos oitenta: Hart Foundation. Esta dupla começou por ser odiada, mas no final foi muito apreciada.O seu golpe característico era o Hart Attack e dizimou muitas duplas nos anos oitenta. Em conjunto formavam uma das equipas Heel (são os maus da fita) com mais admiradores da WWF. O 1º Pay-per-view em Bret esteve em destaque foi em 1986, na Wrestlemania II, em que se realizou uma Battle Royal c/lutadores e jogadores de futebol americano. Aqui Bret foi finalista, tendo sido eliminado por André The Giant. Os Hart Foundation trabalharam a sua carreira até que em 1987 venceram o WWF Tag Team Titles aos British Bulldogs, Daveyboy Smith(seu cunhado) e The Dynamite Kid. Aliás, estes foram 2 dos maiores rivais dos Hart nesta década. O espectáculo proporcionado pelos Hart Foundation, inundou os escritórios de Vince McMahon de cartas de fãs, que pretendiam ver os Hart como Face (Bons da fita!). Vince concordou mas como iria ele transformar um trio numa dupla? Qual o papel de Jimmy Hart? Bem foi assim…
Finais de 1990 - Primeiros passos a solo
Uma separação amigável catapultou Bret para o estrelato a nível individual. Anvil manteve o seu lugar nos tag-teams, fazendo dupla c/o irmão Hart mais novo Owen (sobre este terei que escrever um artigo daqui a uns tempos). Nesta fase já McMahon tinha preparado um combate entre Bret e Curt Heening (tb conhecido como Mr.Perfect) pelo titulo Intercontinental. Bret venceu o seu primeiro titulo individual na WWF nesse combate em 1991. Titulo que perdeu para o Mountie e que depois recuperou contra “the HotRod” Rowdy Roddy Pipper na Wrestlemania 9 em 1992. Este foi aliás um dos melhores combates da história do campeonato Intercontinental. Talvez só suplantado pelo que opôs no mesmo ano, Bret ao seu cunhado o British Bulldog Davey Boy Smith no Wembley, Londres. Uma atmosfera incrível rodeou este combate. Os 2 lutadores “atiraram” tudo um ao outro. Todos os golpes característicos. Potência contra Técnica. Venceu a Técnica…da Força bruta de Davey. A irmã de Bret, Diana, esteve presente e no final deste combate histórico, entrou em ringue e os 3 terminaram a sessão com um abraço sentido. Claro está que Bret já tinha em mira um novo objectivo: O título de campeão mundial.
Bret começava a ser falado como a mais emergente estrela da WWF e arredores. De campeão intercontinental a mundial vai uma grande diferença mas Bret era o Homem indicado para o lugar.Tão indicado que a WCW pensava nele para suceder a Ric Flair, que estava agora na WWF. Por isso mesmo fizeram uma proposta por Bret. Nessa altura a WCW contava c/ ,Sid Viscious, Sting, Luger, etc… mas tinha perdido Flair para a WWF. Flair era agora o Wrestler mais odiado na WWF.
Certo dia, o campeão Ric Flair teria que combater c/ o Ultimate Warrior pelo título. O Warrior não pode comparecer (fala-se que devido a um controlo anti-doping positivo). Quem poderia substituir o Warrior? McMahon queria um combate tradicional entre um mauzão e um babyface. Undertaker era mauzão.Mr.Perfect tb e HBK tb (e era pouco experiente). Rowdy Pipper tinha abandonado a federação! Restavam Macho Man Randy Savage e ...Bret Hart. A primeira escolha foi inequivocamente Randy Savage. Mas este lutador lesionou-se e quem subiu ao ringue nessa noite de outubro de 1992, em Saskatoon, Canada foi Bret Hart. As regras eram simples:sem guião! Desta forma McMahon pretendia que se Bret vencesse pudesse reconsiderar e permanecer na WWF c/o titulo de campeão. E foi isso que sucedeu. Para o delirio de milhares de Canadianos, Bret aplicou o "Sharpshooter" a Flair e este respondeu com uma desistência. Tinhamos novo campeão mundial. O Canadá ganhava um ídolo. A WWF ganhava a estrela que a guiaria nos próximos 4/5 anos!
1º grande desafio: YOKOZUNA
O 1º reinado de Bret, fica marcado por vitória contra adversários como Papa Shango (mais tarde conhecido como Kama e dp Goodfather), Big Bossman, Virgil e Kamala (gigante do Uganda que media 190cm e pesava 180!!!Kgs). Talvez o combate mais emblemático desta fase tenha sido contra HBK, no Survivor Series de 1992. Campeão Mundial contra Campeão Intercontinental. Venceu Bret Hart. Quando terminou o combate, Virgil entrou amedrontado em ringue dizendo que tinha algo para dizer a Bret. Havia alguém que queria o Titulo. Esse alguém não era mais do que Yokozuna.
Originário do Hawai (nasceu na Polinésia), optou pela nacionalidade japonesa de modo a ter um impacto mais profundo na WWF. Tratava-se apenas de alguém que media 191cm e pesava apenas 291 kgs. Não é nenhum erro...o monstro pesava mesmo perto de 300kgs. E este era o novo adversário de Bret Hart. Na Wrestlemania IX, em Las Vegas, Bret iria degladiar-se com Yoko pelo titulo mundial. Bret teve Yoko preso no Sharpshooter mas quando este se preparava para desistir, o seu manager Mr.Fuji atirou sal para os olhos de Bret. Yokozuna virou Hart e 1,2,3 novo campeão...temporário. Foi o mais pequeno reinado da história da WWE. 128 segundos. Foi o tempo que Hogan demorou a descer a rampa e a aceitar o desafio de Fuji. Dentro do ringue Hogan foi rapidissimo e bateu Yokozuna. Passados uns meses Yokozuna bateu Hogan e terminou a carreira do Hulkster na WWF (regressaria quando acabou a WCW quase 10 anos depois!) Bret é que tinha um novo problema: o seu irmão Owen Hart. Para não alongar ainda mais digo apenas que tudo foi tratado mas ainda deu pano para mangas e uma polémica que dividiu opiniões e a propria familia.
O regresso em GRANDE-1993/1994
Um conflito de personalidades entre Hogan e McMahon levou ao abandono do Hulkster. Ir-se-ia dedicar apenas ao cinema (o fraco desempenho obrigou o regresso em 1994, neste caso à WCW de Bischoff). Isto hipotecou as hipóteses de Bret pois estava previsto um combate entre ambos pelo titulo, que nem na WCW se realizou! A mãos com um problema familiar (Owen) Bret foi concorrente no 1ºKing of the Ring. Este torneio revestia-se de grande importância pois o troféu era uma coroa de rei da WWF! Bret eliminou Razor Ramon, Mr.Perfect e na final Bam Bam Bigelow. Assim tornou-se o primeiro King of the Ring. A cerimónia ficou estragada pela entrada em cena de Jerry Lawer que se intitulava o verdadeiro Rei da WWF. Este atacou covardemente Bret na cerimónia e proporcionou grandes desavenças entre ambos nos anos seguintes. As desavenças terminaram num Kiss My Foot Match, que Bret venceu e obrigou Lawer a beijar o seu pé. Derradeira humilhação!
Entretanto Bret preparava o assalto ao titulo mundial. Para isso teria que vencer o Royal Rumble de 1994. E venceu...a meias c/Lex Luger. Ambos caíram ao mesmo tempo e por isso criou-se um imbróglio que McMahon teve de resolver.Quem lutaria com Yokozuna na Wrestlemania XX? Para grandes problemas grandes remédios. Seria efectuado um sorteio para determinar a ordem dos combates. Pela primeira vez o titulo mundial seria defendido 2 vezes no mesmo Pay-per-view.(na realidade já tinha acontecido no ano anterior mas não tinha sido pré-programado!) Lex foi sorteado em 1º lugar mas perdeu c/Yokozuna que 2horas mais tarde perdia c/Bret. Desta forma Bret era campeão pela segunda vez!
Na altura as pessoas pensavam que Vince só era funcionário da companhia. Durante anos Mcmahon escondeu-se atrás de nomes históricos como Jack Tunney e Gorila Monsoon. Desta forma estes grandes nomes é que pareciam ser os presidentes, quando eram apenas presidentes-honorários da WWE. Mas quem mandava era o conselho de administração liderado por Mcmahon.
Depois de novas escaramuças com Owen e Shawn Michaels, Bret pôs o titulo em jogo no Summerslam de 1994 contra o regressado Bob Backland. E Backland surpreendeu meio mundo pois quase com 50 anos, teve um acesso de loucura e bateu Hart...por submissão.
Um golpe importante
Foi um Crossface Chickenwing, golpe aplicado no meio do ringue que ainda hoje espanta devido á intensidade c/que Backland o aplicou, parecendo mesmo que estava raivoso! Bret recusou-se a desistir mas a intensidade foi de tal forma que a sua mãe entrou em cena e atirou a toalha (literalmente). A WWE concedeu o pedido de Helen e terminou o combate. Há quem defenda que ninguém (nem mesmo Backland) pensou que iria vencer. Aparentemente a mãe de Bret (habituada a ver wrestling há mais de 40 anos!) ter-se-á enervado e precipitado. Tudo isto devido á forma louca como Backland segurava o pescoço de Bret! Fosse como fosse, o 2ºreinado do Hitman acabava. EntretantoBackland tinha perdido contra a nova emergente vedeta: o gigante Diesel (Kevin Nash). Bret procurou vingança e na wrestlemania XI bateu Backland por submissão! Hart andava entretido com Jerry Lawler, que teimava por trazer novas vedetas para a WWF de modo a tentar bater Bret. Hakushi e Isaac Yankeem (é o actual Kane... mas não o Kane original... mas isso fica para uma próxima ocasião) são exemplo disso! As coisas no Wrestling nem sempre correm bem...e isso verificou-se no Summerslam de 1995 quando após um golpe de Yankeem, Bret ficou pendurado (corpo completamente suspenso!) pelo pescoço, nas cordas do ringue. A sorte protegeu-o e safou-se de um pescoço partido (pouco tempo depois num combate c/o Undertaker, Bret sofreu um Tombstone Piledriver mal executado, que lhe valeu 2 meses de recuperação a uma lesão cervical).
Star of the moment
Um ano sem combates pelo titulo levaram Bret a caçar Diesel no Survivor Series de 1995. Bret levou uma das maiores surras da sua carreira (verdade). Mas quando Diesel iria aplicar uma Jacknife Powerbomb, Bret fez um Inside Craddle (golpe que consiste em dar uma cambalhota para trás com o adversário embrulhado...) e 1,2,3. Novo campeão. Diesel ñ se ficou e mesmo depois de perder aplicou 4 Jacknifes em Bret, agrediu árbitros e outros lutadores que tentaram demove-lo. Resultado:Processo disciplinar. Diesel não gostou e pouco tempo depois estava de malas aviadas para a WCW. Enquanto se manteve na WWF envolveu-se com Undertaker e Hart num triângulo perigoso (que deu muitas receitas de bilheteira).
Bret sabia que o contrato estaria a terminar. A WCW, de Bischoff fez uma proposta quase irrecusável: 4 anos de contrato, 6milhões de Dollares por ano. Era mais dinheiro do que Bret alguma vez sonhou poder ganhar no Wrestling. Durante 5 meses Bret teve licença para decidir o seu futuro. Pensou, repensou e decidiu em conjunto c/a familia. A WWF propôs um contrato de 20! anos. O pagamento era pouco superior a meio milhão de dóllares por ano. Bret perderia muito dinheiro potencial. Mas como para algumas pessoas o dinheiro não é tudo nesta vida, Bret apareceu publicamente numa edição de Raw is War para definir o seu futuro. A decisão de Bret apanhou todos de surpresa (inclusivê McMahon): mais 20 anos na WWF, por menos dinheiro do que aquele que ganhava actualmente. Claro que o contrato tinha cláusulas referentes á sua posição na federação no pós carreira. Iria assumir uma posição de destaque na administração de McMahon, ficando responsável pelo controlo criativo das vedetas! Em directo McMahon levantou-se, abraçou Hart e soltou um grande elogio ao profissionalismo de Bret. Na fase do regresso Bret lutou com lutadores como Vader, Goldust, HHH e Stone Cold. Bret Hart regressou no Survivor Series de 1996 para combater "Stone Cold" Steve Austin. Tratou-se de um encontro histórico no Madison Square Garden. Ao inicio Bret pareceu um bocado enferrujado (teve parado 6 meses!) Sharpshooter não resultou…mas o Stone cold Stunner tb não. Finalmente Bret usou o canto do ringue para bater autin 1,2,3. Era o inicio de uma grande rivalidade que Bret e Austin mantiveram até perto da mudança de Bret para a WCW (só não foi até ao fim pq Owen partiu acidentalmente o pescoço de Austin meses antes da saída de Bret).
![](http://images.quizilla.com/A/AjLake/1074381314_sStoneCold.jpg)
As histórias entre Austin e Hart continuavam a dar que falar. Desta forma McMahon pretendeu acabar c/isso de uma vez por todas. Assim na Wrestlemania 13 Bret e Austin (que nunca tinham desistido num combate) teriam um espectacular (e sangrento) I quit match, que Bret venceu após o desmaio de Austin. Austin nunca desistiu…mas desmaiou! O árbitro convidado foi Ken Shamrock (que se intitulava o homem mais perigoso do mundo). Bret não parava largava Austin, mesmo depois de Shamrock o ter declarado vencedor. Depois disso,atacou um já ensanguentado Austin com uma cadeira e só foi parado novamente por Shamrock. Estava feito: Bret Hart era oficialmente um Heel. Parte do publico americano passou a odiar o antigo babyface.Foi feita a vontade de McMahon. No dia seguinte Bret chocou novamente o mundo c/um discurso (escrito por McMahon) onde denunciava o seu ódio pelos USA e o seu patriotismo Canadiano. Shawn Michaels apareceu e ficou a “conhecer” melhor a força da New Hart Foundation (aos anteriores membros juntavam-se agora Brian Pillman e Jim Anvil Neidhart). A rivalidade foi tanta que Bret reuniu a Hart Foundation ( Bret, Anvil, Bulldogg, Owen e Brian Pillman) para combater Austin, Goldust (Dustin Rhodes), Ken Shamrock (o ídolo do Ultimate Fighting Championship) e os L.O.D.
A nova Hart Foundation era rebelde, violenta e não aceitava ordens de ninguém. Para além disso dispunham de quase todos os titulo disponíveis: Tag-Team (Owen & Bulldogg), European (Bulldogg) e Intercontinental (Owen). Faltava o titulo mundial. Esse foi ganho por Bret num combate contra o Undertaker em que o árbitro foi HBK. Bret cuspiu em HBK e este tentou bater-lhe c/uma cadeira. Falhou e atingiu o Taker, que caiu redondinho. 1,2,3. Novo campeão. Michaels saiu apupado do ringue e voltava a ser Heel. Com todos os títulos na bagagem chegamos a Montreal.
Principais rivais:Shawn Michaels,Goldberg,Undertaker,Owen Hart,Yokozuna![](file:///C:/DOCUME%7E1/ZE/DEFINI%7E1/Temp/moz-screenshot.jpg)
![](file:///C:/DOCUME%7E1/ZE/DEFINI%7E1/Temp/moz-screenshot-1.jpg)
E pronto e nisto que consiste a carreira de Bret "The Hitman Hart",uma granda bio para um grande wrestler.
Sem comentários:
Enviar um comentário